Pages

terça-feira, 8 de dezembro de 2009

RAÇÃO HUMANA

Veja como a curiosa ração humana pode ajudar você a emagrecer

mulher-duvida-dieta-600

Você se lembra de quando era criança e pedia para experimentar a ração do seu cachorro só para sentir que gosto tinha? Se você teve a permissão – ou distração – da sua mãe e já provou essa ração, esqueça daquele gosto. A nova sensação do momento, embora leve o nome de ração humana, não tem nada de primitivo.

Esse nome diferente e que causa certo espanto no primeiro contato, foi dado a uma mistura de ingredientes, entre eles cereais integrais e oleaginosas, cuja finalidade é complementar a alimentação de forma natural e saudável.

Originalmente, sua composição leva farelo de trigo, extrato de soja, linhaça, açúcar mascavo, aveia, gergelim, gérmen de trigo, gelatina, guaraná, levedo de cerveja e cacau. Mas, a receita pode ser adaptada caso a pessoa tenha restrição a algum dos ingredientes. “Se a pessoa for diabética, pode retirar o açúcar mascavo, se for celíaco pode substituir o farelo de trigo, o gérmen de trigo, o levedo e a aveia, por farelo de arroz e flocos de quinua”, orienta Flávia Morais, nutricionista da Rede de produtos natuais Mundo Verde.

A ração humana atua como coadjuvante do emagrecimento, porque seus ingredientes são ricos em fibras solúveis e insolúveis, que moderam o apetite, regularizam o intestino e auxiliam no controle das taxas de colesterol sanguíneo. Além disso, é fonte de micronutrientes necessários no processo de desintoxicação do organismo, como magnésio e vitaminas do complexo B. “Além de ajudar a emagrecer, a ração humana melhora o humor e a disposição”, afirma a nutricionista.

Porém de nada adianta consumir a ração humana sem antes mudar alguns hábitos. A reeducação alimentar e a prática regular de atividade física são fundamentais para que esse alimento ajude no processo de emagrecimento. “Devido ao alto teor de fibras, a ração humana aumenta a sensação de saciedade, e desta forma, comemos menos e emagrecemos”, esclarece Flávia.

Como e quando usar
Para contribuir com o emagrecimento, a sugestão é que a ração humana seja usada como substituta do café da manhã ou jantar, adicionada em bebidas como sucos, vitaminas, extrato de soja, bebida de arroz ou leite. A ingestão diária recomendada é de 20g, o equivalente a duas colheres de sopa. Seu efeito é potencializado quando está inserida em um cardápio rico em frutas, verduras e legumes - de preferência orgânicos –, cereais integrais e óleo vegetais prensados a frio.

A ração humana também pode ser utilizada como complemento alimentar por pessoas que não precisam emagrecer, mas querem aumentar a ingestão de nutrientes, melhorar o trânsito intestinal ou reduzir as taxas de LDL, o mau colesterol. “Como é feita de cereais integrais é boa fonte de vitaminas do complexo B, de cálcio, magnésio e fibras, por conter linhaça é fonte de ômega-3, já o cacau tem efeito antioxidante”, explica Flávia.

A nutricionista enfatiza a importância do aumento do consumo de água e líquidos, para que a mistura possa causar saciedade. “Se a pessoa não beber água pode não ter a fome diminuída e ainda reclamar de constipação intestinal e flatulência”, alerta.

(Por Monique dos Anjos)



RAÇÃO HUMANA Composição Original:
http://www.racaohumana.com.br/_ingredientes.html




Fibra de Trigo: Ajudam a baixar o nível de colesterol e açúcar no sangue. Acelera o trânsito gastro-intestinal, ajuda a prevenir o câncer de colo, constipação intestinal, hemorróidas, obesidade, e muitos problemas de saúde.




Linhaça: É rica em proteínas e ferro, protege contra tumores de mama, ovário e próstata. Associado com a proteína da soja, aumenta a atividade do sistema imunológico. Rica em ômega 3, tem efeito antiespamódico, analgésico, antiinflamatório do aparelho gastro-intestinal.




Leite de Soja: Reduz o colesterol, regula a formação do osso, rica em proteína e em sais minerais, é de fácil digestão, regulariza pressão, e fortalece todo o sistema imunológico do organismo. Rica em hormônios e aumenta os níveis de estrogênio nas mulheres na menopausa. Possuem atividade anticancerígenas e antivirais.




Farelo de Aveia: Contêm uma espécie de goma que envolve as moléculas gordurosas dificultando sua absorção pelo organismo, assim o seu poder anticolesterol é capaz de reduzir a gordura circulante no sangue.




Levedo de Cerveja: Suplemento alimentar muito rico, pois nele se encontram cerca de 17 vitaminas, 16 aminoácidos e 18 minerais. É a maior fonte natural de vitaminas do complexo B. ajuda a regularizar as funções intestinais, ajudam o fígado no trabalho de desintoxicação do organismo, protege a flora intestinal, anemias, fadiga, reumatismo, artrite, gota, neurites, furunculose, celulite, obesidade, arteriosclerose, nevralgias, resfriados. É tônico para os nervos, aumenta a resistência física, embeleza a pele, tem a ação antiinfecciosa e desintoxicante.




Gergelim: É um alimento muito rico, tônico dos nervos, combate dores reumáticas, tumores, acido úrico, memória fraca, alergia, hemorróidas, gastrite, câncer, menopausa, úlcera, prisão de ventre, pressão alta e azia. Rico repositor de cálcio.




Germem de Trigo: Contêm vitaminas do grupo A, B, D, K e principalmente E, que regenera os tecidos, combate a menstruação irregular, dificuldade de crescimento e desenvolvimento, fraqueza muscular e infecções, combate também doenças dos tipos reumáticas, como a ciática, torcicolo, traumatismo muscular e nervoso, doenças cardíacas e circulatórias.




Guaraná: Previne a arteriosclerose, favorece a intelectualidade. Eficaz no esgotamento físico e mental. Contra indicado nos casos de insônia e hipertensão.




Gelatina Natural em Pó: Enrijece os tecidos, aumenta a elasticidade da pele, combate a flacidez e a celulite, previne rugas, fortifica unhas e combate a queda de cabelo.




Açúcar Mascavo: É o açúcar da cana integral, não passa pelos processos de refino e industrialização. Rico em cálcio, ferro, potássio, e diversas vitaminas que não são encontradas no açúcar refinado. Não é aconselhável para diabéticos.


4 comentários:

Anônimo disse...

Oi Mila, tudo bom? Olha, por aqui eu ainda não vi nenhuma ração humana, talvez esteja na minha cara lá no supermercado, e eu não captei a imagem, haha. Mas assim, eu sempre gosto de aprender um pouco mais sobre os alimentos e adorei todas as informações que você colocou sobre cada componente dessa ração! Os mais presentes no meu cardápio são o leite de sopa (que tem no Muscle Milk também), aveia e guaraná (junto de um chá verde que comprei). Gelatina eu tento, mas não consigo gostar mto, e açucar não tenho ingerido nenhum tipo, só adoçante mesmo. Tenha uma ótima terça-feira, fique firme. Beijos, K.

Drê disse...

Amiga vc ta muito magraa,vi só agora suas fotos abaixo,parabéns!

Fabiane Pereira disse...

Oi Mila não tenho comentado devido a falta de tempo, mas hj já estou completamente atrasada e não resistir em para e te deixar um beijinho!
Sobre a ração eu nunca tomei, mas tenho amigas que estão tomando e estam conseguindo emagrecer e outras que dizem não sentir diferença.
Essa semana vou testar a da minha amiga para ve como funcionar comigo.

Beijos!!!

Vanessa disse...

Vou experimentar!

beijos