Pages

sexta-feira, 30 de abril de 2010

MITOS SOBRE O METABOLISMO


Há muito tempo que as pessoas tentam decifrar de que forma o metabolismo atua no organismo, sendo que na verdade ele é um conjunto de reações fisiológicas. É por meio destas diversas reações e do equilíbrio entre elas que o nosso organismo funciona. E, para que tudo ocorra na mais perfeita harmonia é necessário um combustível, uma energia que permita que tudo ocorra de maneira adequada. Um indivíduo em repouso gasta energia (calorias) para manter suas atividades vitais: respiração, metabolismo celular, circulação, atividade glandular e manutenção de temperatura corpórea. Quando isso acontece interfere no metabolismo basal ou taxa metabólica basal (TMB). Como o metabolismo age no organismo é fácil entender, mas
de que forma que ele interfere no ganho de peso muitas pessoas ainda têm muitas dúvidas. E para tentar esclarecer o que é mito nessa história segue abaixo algumas das perguntas mais freqüentes.

Peso X Metabolismo
Mito: Não Emagreço porque meu metabolismo é lento.
Verdade: Metabolismo é um conjunto de reações fisiológicas responsáveis pelo funcionamento do nosso corpo como respiração, circulação, manutenção da temperatura do corpo e reações químicas celulares. Para que tudo isso funcione o organismo gasta calorias que pode variar de indivíduo para indivíduo, mas normalmente não é causa de ganho de peso, a não ser que exista alguma doença como o hipotireoidismo.

Exercício X Metabolismo
Mito: Vou à academia diariamente, mas meu metabolismo não reage.
Verdade: A atividade física aeróbica leva a um gasto calórico importante durante sua execução, ou seja, ajuda a queimar calorias, porém, a atividade muscular de resistência (musculação) pode sim levar a um aumento do metabolismo de repouso (basal) porque aumenta o número e tamanho das fibras musculares que são verdadeiras torradeiras de calorias.

Gestão X Metabolismo
Mito: Estou grávida então meu metabolismo vale por dois e posso comer o que quiser.
Verdade: As gestantes aumentam seu metabolismo em até 28% para suprir de forma eficiente as necessidades do bebê, o que não significa poder comer o dobro sem engordar.

Tireóide X Metabolismo
Mito: Tenho problemas de tireóide e por isso meu metabolismo é lento.
Verdade: Sabe- se que apenas 3 a 5% dos casos de excesso de peso e obesidade são causados por hipotireoidismo. Além disso, mesmo que a pessoa seja portadora dessa doença, normalmente pode ser controlada sem dificuldades com o uso adequado de medicação especifica.

2 comentários:

Lahys Feijó Thedin disse...

Vc sumiu mesmo amiga!!!

e ex é uma praga mesmo!!!kkkkk...mas isso passa...e o q é do homem o bicho nao come!!!!

podes crer!

e ai,vc vai no encontro das blogueiras do RJ?

bjokas

☆ GIOVANNA ☆ disse...

Oi Mila,amiga linda!
Eu tb estou sumida,como estava fazendo tudo errado acabei me atrapalhando,não emagrecendo e só me frustrando né? Bom agora pretendo voltar com a corda toda pois a primavera aqui já começou e ainda quero e vou desfilar um corpo mais magro no verão de 2010!Vamos em frente né linda!
O ex...manda ele pastar pois é pra isso mesmo que muitos homens nasceram!Sujeito ignorante.
Fica com Deus e uma semana linda e magra,bjos.