Pages

quarta-feira, 28 de abril de 2010

Aprenda a secar! Queime gordura no exercício.

Os efeitos da atividade física no combate à obesidade, e mesmo na manutenção da composição corporal ideal, têm sido um dos assuntos já abordados anteriormente nesta coluna. Entretanto, existem alguns resultados recentes de pesquisa que nos permitem um melhor entendimento da contribuição do exercício físico na "queima" de gorduras.

Nós sabemos que existem dois diferentes combustíveis energéticos que os nossos músculos utilizam durante a atividade física: os açúcares ou carboidratos, e as gorduras ou ácidos graxos. Quando nós realizamos qualquer exercício, os músculos se utilizam de uma mistura de carboidratos e gordura para produzir a energia que é transformada em trabalho físico.

Contudo, essa mistura varia de acordo com a intensidade e a duração do exercício. Nos exercícios de intensidade mais elevada e duração mais curta, predomina o carboidrato como combustível energético. Por outro lado, quando o exercício é de intensidade mais moderada e duração mais longa, o predomínio passa a ser das gorduras. Esse fato constatado científicamente nos permite discutir um exemplo prático que serve de ilustração para importantes conclusões.

Vamos considerar um indivíduo que vai percorrer uma distância de 5 quilômetros. Se essa distância for percorrida correndo, digamos à uma velocidade de 10 km/h, o tempo total do exercício será de 30 minutos e o gasto calórico será equivalente à aproximadamente 300 calorias. Se a mesma distância for percorrida andando acelerado, por exemplo a 5 km/h, o tempo será de 1 hora e o gasto calórico será também de 300 calorias.

Como vemos, nos dois exemplos o gasto calórico total é o mesmo. No entanto, existe uma importante diferença: no primeiro exemplo as 300 calorias terão sido obtidas predominantemente a partir dos carboidratos; no segundo caso, as mesmas 300 calorias seriam produzidas principalmente pela queima de gorduras. O conselho para queimar gorduras é: diminua o ritmo e prolongue a duração do exercício.

8 comentários:

Rita disse...

oi linda

Ex namorado feio em. Cuidado com esse tipo de gente, anda tanto maluco por ai, tenha muito cuidado.
Ainda bem que voltou, eu que ando pouco no blog, sempre correndo mas sempre que posso dou uma passada rapido. Ja nao e com tanta frequencia, mas certamente com o mesmo carinho.

Beijao
Rita

*Marli* disse...

oi Mila!

Realmente tem que ter cuidado e ser firme nessas coisas, de quebra; ficar mais gata do que antes...
O ex merece! aha!

mas é sério, olho vivo e espero que essa fase ruim passe logo!

Beijão

Nath disse...

É muito importante a atenção nos exercicios, dependendo do objetivo que vc quer, pode fazer toda a diferença, né?

Nossa menina, que coisa que vc me contou hein... Cuidado então, essas coisas não podem acontecer não... Xêro e fica bem!! =)

Carola disse...

ÊÊÊ...até que em fim apareceu a margarida! rsrsrs
Com esses cabelos preto-azulado vc tá arrasando corações..rs o boy tá com ciúmes! mas espero que já esteja tudo bem e em paz por aí.

Estamos com o mesmo peso? na casa dos 79???? Vamos sair dessa amigaaaaaa! Eu acredito em VOCÊ!

BEIJOKASSS

Margarete disse...

Espero que fique tudo bem co vc
bjussssssssssss

Mili disse...

"quando o exercício é de intensidade mais moderada e duração mais longa, o predomínio passa a ser das gorduras. "
Adorei o post,meu exercicio tem uma média de 40min a 1h diária! Vou tentar estender a 1h todos os dias...pq o objetivo incial e queimar gordura ne...mto legal!
Beijos e ótima quinta!

Bia disse...

Exercícios... nossa, como são importantes né?
Quanto ao seu ex, toma cuidado tá amiga e não fica pra baixo não. Tem um velho ditado que fala que namorado é igual ônibus, passou um e logo vem outro. kkk Sério, vc é nova e linda, tem tudo pra conhecer uma pessoa bacana.
Bjs

Paty disse...

Ô sumidaaaaaaaaaaaaaaa!!!!!Saudade Mila, eu desaparecí eu sei, mais num tava dando tempo e eu perdi seu link, que bom que ví vc no blog da Paula, vc viu a novidade1!!De antemão quero te agradecer, me ajudou muito viu!!!
Beijoca linda!!!