Pages

domingo, 27 de junho de 2010

As causas da celulite

O aparecimento de celulite deve-se a uma combinação de factores genéticos, alimentares e de estilo de vida.

O principal fator para aparecer a celulite é o simples fato de se ser mulher. O tecido adiposo da mulher é naturalmente predisposto a ter celulite e os hormônios femininos têm um papel importante nesse processo. Estas características são normais na mulher e podemos considerar que a presença de celulite (embora sendo um processo que incomoda muito a auto-estima feminina), é quase uma situação natural, embora não obrigatória, da condição feminina.





Por isso é tão difícil tratar a celulite; porque a mulher continuará a ser mulher e as condições para o aparecimento da celulite continuarão presentes. Também por isso os cuidados com a alimentação e a prática regular de exercícios deverão ser mantidos toda a vida.

Uma dúvida frequente é saber se a celulite é exclusiva de quem tem excesso de peso ou se pode aparecer mesmo em mulheres magras. Muitas mulheres que têm o peso normal - ou mesmo abaixo do normal - podem apresentar uma alteração no equilíbrio entre a quantidade de gordura do corpo e a massa muscular.

Assim, uma mulher magra pode ter uma proporção maior de gordura e menor de músculo, mantendo o seu peso final normal ou baixo. Este excesso de gordura, associado à acção das hormonas femininas e alterações na circulação e nos vasos linfáticos, acabará por formar celulite.

Muitas das mulheres que procuram tratamento para a celulite têm o peso normal, ou apenas levemente aumentado, mas quando se faz a análise da composição corporal (através da bioimpedância ou outras técnicas) encontra-se excesso de gordura em todas e esse é o fator que desencadeia o processo de aparecimento da celulite.

O que interessa não é o peso, mas sim a composição do corpo e a distribuição da gordura. Uma mulher pode ser magra (com pouco peso), mas ter também pouco músculo. Observa-se aliás com muita frequência que pacientes com tendência natural para serem magras se preocupam pouco com os exercícios e com a alimentação. Essas pacientes tem poucas células gordas, e a gordura que acumulam distribui-se por essas poucas células, alterando muito o tecido gordo, comprimindo os microvasos e assim determinando o aparecimento de celulite.

Numa pessoa magra, uma pequena concentração de gordura poderá produzir celulite de forma mais visível do que numa pessoa com tendência para o excesso de peso, que tem mais células para dividir o excesso.

Se uma pessoa muito magra desejar aumentar de peso, deverá continuar a alimentar-se com equilíbrio nutricional e realizar exercícios para ganhar músculo, o que dará o desejado porte, mas com linhas bonitas e harmônicas, e sem celulite.


fonte: nutridoc.inforportal.net


13 comentários:

Drê disse...

é amiga,eu topo minha celulite,sab o grauzinho dela ta normal,agora estrias ai jesus tenho pavor

Luális Alves disse...

Oi amiga, passando pra pedir uma forcinha.. Meu Blog está concorrendo no TOPBLOG 2010, se puder passa lá e vota em mim...
Grande Beijo!

Rodrigo Xavier disse...

Parabéns pelo post.

Muito interessante.

Bjos e boa semana

Lahys Feijó Thedin disse...

Sua sumida!!!

Dayane Alencar disse...

OMG! ótima diica! *---------*

amei seu blog!

jah tow seguindo akee, viu?

dah uma passadinha lah no meu blog tbm?
http://flashsdamoda.blogspot.com

bjiiinhos

Rockson Pessoa disse...

Interessante...
Um beijão e gostei desse espaço!
Já te sigo!!

luh...=) disse...

oie...
fazendo uma vistinha..
mt bom o post..
bjuss..
=]

Carola disse...

Gata, saudades de vc! Dê notícias, ok!
Como anda tua R.A, trabalho e namorado?? rsrs me contaaaaaaa as novidades!!

Mil beijinhos, Mila! Sucesso!!

Márcio Santos disse...

Olá Bom Dia, utilizei o método alpha mind, emagreci 4 kilos e não voltei a engordar, abismado comecei a divulgar por isso criei o blog penseeemagreca.blogspot.com, caso queira adquirir livro digitalizado R$ 5,00 (aceito pagamento digital)– pode me seguir, obrigado!

Projeto Peso Ideal disse...

Olá passando para te conhecer e gostei do teu cantinho!
Estou na luta pelo peso ideal e com certeza vou conseguir.
Estou te seguindo!
Abraço menina linda.
PI

Cláudia - Plastica e emagrecimento disse...

oi amiga..adorei seu blog..adorei essa material sob celulite.estou começando meu blog agora depois que fiz a plastica..me visita e me segue ta...estou te seguindo..beijao

Cristiane disse...

Ei menina... olhando a lista de atualizações vi que já tem 2 meses que não apareces... estou preocupada o que aconteceu amiga?
Bjs aparece
Se cuida

Michelle disse...

Oi lindinha, vc tem que voltar!!!
Espero que esteja tudo bem contigo.
Super beijo